9 dicas de atendimento ao cliente na Black Friday 2022

A equipe de seu e-commerce está preparada para atender na Black Friday deste ano? Veja abaixo 9 dicas de atendimento ao cliente na Black Friday 2022 para treinar seu atendimento e superar todas as metas nesta data!


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1 – Ative chatboots

Redes sociais no formato “Business” contam com a possibilidade de programar respostas automáticas para atendimentos via chat. Várias dúvidas podem ser respondidas através deste filtro, então garanta que estejam configurados corretamente para a Black Friday.

2 – Não tente fazer tudo sozinho

Por aqui, vale lembrar: não tente “espremer” a equipe. Afinal, nesta noite o atendimento irá ser o diferencial mais importante. Se preciso, contrate ajuda.

3 – Treinamento é fundamental

Se não tiver um treinamento preparado para a equipe, comece hoje mesmo a criá-lo. Uma apresentação de slides simples, por exemplo, com as informações principais sobre os produtos-chave, pode guiar não só sua equipe atual como freelancers.

4 – Equipe 24hrs

Garanta que suas redes possuam atendimento online durante todo o período da Black Friday. A partir das 00h00 até 24hrs após o início das promoções é o recomendado. Por isso, adapte ao seu planejamento.

5 – Defina responsáveis para casos mais difíceis

Quem tem mais tempo de casa, provavelmente é quem pode ajudá-lo nesta tarefa. Assim, se sua equipe é reduzida, considere assumir este papel. Além disso, tome o cuidado de não sobrecarregar esta parte da equipe, defina pessoas que compreendem bem os processos do seu e-commerce para ajudar os demais com situações críticas.

6 – Estabeleça um canal de comunicação da equipe

Neste caso, o destaque vai para a comunicação interna. Afinal, é importante que a equipe possa se comunicar com agilidade. Por isso, um único canal oficial de comunicação facilitará todo o processo. Pense em grupos no WhatsApp ou Slack.

7 – Realize o treinamento

Após definida a equipe, uma apresentação de slides bem elaborada pode esclarecer as principais dúvidas. Aliás, é possível realizar esta etapa online com tranquilidade. Lembre-se de apontar apenas o mais importante neste material, afinal, o objetivo é não criar dúvidas desnecessárias.

8 – Respostas rápidas salvas

Desenvolva e disponibilize um arquivo em PDF com diversas variações das respostas mais comuns nas redes sociais. Assim, o atendimento poderá copiar e colar, alterando apenas o @ do contato.
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💡Dica extra: procure criar frases de gênero neutro. Além de mais adequado, o trabalho do atendente se limita a alterar o nome da pessoa. Exemplo, com variações:

Olá, XXXX! Este desconto é válido somente até as 23h59 de hoje. Se tiver dúvidas, estamos aqui para ajudar!”

“XXXX, tudo bem? Neste valor, só até às 23h59 de hoje. Corre para aproveitar!”

“Este desconto é válido só até às 23h59 de hoje, XXX. Aproveita! 😉”

9 – Não se ausente

Por fim, não “desapareça” para sua equipe de atendimento. Afinal, mesmo se não estiver atuante neste dia ou se for o responsável pelas questões administrativas, estar presente no grupo de comunicação fará toda a diferença. Mantenha-se a par do que ocorre, para dar apoio e intervir a tempo se houver necessidade.

Neste caso, vale lembrar que interferências excessivas podem deixar a equipe “engessada”. Assim, interfira apenas se solicitado ou em casos mais graves.
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Assim, esperamos que estas 9 dicas de atendimento ao cliente na Black Friday possam te ajudar a ter um melhor aproveitamento desta data em seu e-commerce! Fale conosco, caso tenha dúvidas. Boas vendas!