Marketing de intenção: o funil do Instagram não é mais o mesmo

Já reparou que estratégias que você aplicava até um, dois anos atrás, simplesmente não dão mais certo agora?

Hashtags, horários de pico, palavras-chave, formatos diferentes… Tudo isso era utilizado em uma época que o algoritmo era voltado para personas e pesquisas simples. Mas agora, ele se voltou para uma forma específica de publicações: as de conteúdo. 

De repente, o Instagram não entrega mais os seus posts para os seus próprios seguidores, o que dá cada vez menos curtidas, que dá cada vez menos entregas. Por quê?

A Rede Social está preocupada em trazer cada vez mais usuários e, principalmente, em fazer eles ficarem mais tempo navegando. Para isso, há a necessidade de conteúdos interessantes para esses usuários. 

Veja bem, entre uma empresa que posta apenas “Compre meu produto porque ele é ótimo” e outra que aborda assuntos que você gosta além do próprio produto ou serviço e, despretensiosamente, informa e oferece o que vende, qual você gostaria de acompanhar no seu Instagram?

As pessoas não gostam de ser abordadas constantemente sobre produtos, elas gostam de ver coisas relacionadas ao que preferem, e é aí que você consegue o seu espaço. 

Até pouco tempo, as empresas se preocupavam apenas com a persona. 

Qual a idade, sexo, emprego, sonhos e aspirações do público que consome o produto já não são informações o suficiente para conseguir conquistar um cliente. Você precisa saber a intenção da pessoa ao querer o seu produto. 

Vamos usar como exemplo uma cliente chamada Patrícia. A Patrícia gosta de sapatos, e ultimamente vem tendo preferência por conforto. Logo, é lógico pensar que devemos informar à Patrícia que nossos sapatos são confortáveis, e dizer o porquê — se possui uma sola especial, qual o processo utilizado para a produção que o torna diferenciado, e por aí vai. 

Mas você precisa admitir que esse assunto exposto repetidas vezes, torna-se um pouco chato, né?

Além disso, outras empresas que também oferecem sapatos com tecnologia que os tornam confortáveis farão o mesmo, e você só será mais um na multidão. Logo, o que fazer para diferenciar a sua marca?

É aí que você pode usar o novo algoritmo a seu favor!

Ao invés de apenas falar que é confortável, é importante mostrar isso; e até mesmo empoderar clientes que usam esse tipo de sapato, tirando o estigma de “sapato de vó”. Conteúdos que trazem looks diferentes com os produtos, adaptando o mesmo tipo de sapato em várias ocasiões, brincando com a diferença que existe entre sair com um salto desconfortável vs um salto mais amigável, conscientizar mostrando estatísticas de como aquele tipo de calçado pode prolongar a qualidade de vida, etc. 

Mas principalmente, abordar temas que circundam o seu produto. Falar de moda, feminilidade, empoderamento feminino, e entender qual pessoa procura esse tipo de produto. São mães que estão sempre correndo? São mulheres que passam o dia trabalhando em pé ou em um escritório? O que essas mulheres querem? O que as move? E por que elas querem o seu produto?

Querem para conseguir dar conta da correria? Então, que tal fazer conteúdos para mulheres muito ocupadas que não conseguem tempo para cuidar de si mesmas? Aqui, podemos sugerir conteúdos adjacentes a essa necessidade. 

Você pode:

  • Dar dicas rápidas de como ficar bem vestida sem precisar pensar muito.
  • Ajudar com cores que combinam facilmente, usando o seu produto como foco.
  • Abordar coisas diferentes do seu produto, mas que o seu público procura, como dicas para marmitas rápidas e saudáveis para quem vive correndo.
  • Levantar uma bandeira, defender a saúde feminina — que faz um paralelo com a qualidade de vida trazida pelos seus calçados.

Enfim, muito mais do que só dizer “Sente aqui o conforto”. Você está tocando na dor, na intenção do seu cliente quando ele quer comprar um produto como o seu, e, além disso, fazendo parte da vida dele. 

Ao criar esse tipo de conteúdo, o algoritmo entregará para pessoas que se interessam por isso; essas pessoas curtirão o conteúdo, e o algoritmo entregará ainda mais o que você posta, para elas. Com esse constante lembrete, é só você definir o funil com base na intenção, e pronto! A magia acontece.

Por conta desse novo modelo de entrega, o horário que você posta não é mais considerado, pois a entrega será feita com base no feed de cada seguidor. Alguns receberão hoje, outros, só semana que vem. Tudo depende do quanto cada um está interessado no que você posta. 

“Então eu não posso mais fazer post de vendas?”

Calma! Uma coisa não elimina a outra. O marketing de intenção é feito para haver fidelização do seu público. Assim, quando você quiser postar algo mais direto, como uma promo, seu público simpatizará e receberá o conteúdo muito mais, aumentando as chances de venda.

Esse tipo de estratégia é para ser sua aliada, e quanto mais cedo você adotá-la, mais rápido sairá na frente em relação a seus concorrentes. 

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