Em agosto de 2022, a Vinícola Aurora lançou seu e-commerce para se aproximar ainda mais do consumidor. Um passo importante para reforçar o posicionamento quanto cooperativa, de aumentar a cultura do vinho no país, levando conhecimento sobre o setor em todo território nacional, além de ser uma grande vitrine para a marca conquistar novos públicos e fidelizar os turistas que visitam a vinícola.
Neste período, a Get realizou um planejamento estratégico com análise digital da empresa, concorrência e benchmarking. Além disso, traçamos um plano de mídia, meta e investimento para o primeiro trimestre de lançamento da loja, para ser possível entender, ao máximo, o comportamento e preferências do usuário para planejamento da primeira Black Friday no e-commerce (que estava logo à frente).
Para alcançar as metas estabelecidas, as quais visavam ampliar o reconhecimento da loja virtual, aumentar os acessos e cadastros de leads, além de expandir a conversão em vendas no período da Black Friday, foram adotadas estratégias ao longo dos meses anteriores, considerando que a campanha principal seria realizada em novembro. Para tanto, as campanhas executadas durante os meses de agosto, setembro e outubro necessitaram de agilidade e expertise para mapeamento de interesses do público-alvo na loja virtual, como os produtos mais visualizados; mais e menos vendidos; se eram combos; desconto progressivo; cupons de descontos e suas preferências entre categorias e marcas.
Outra estratégia empregada foi o funil de vendas, modelo utilizado para descrever o processo pelo qual um potencial cliente passa antes de efetuar uma compra. Ele é dividido em etapas que representam as diferentes fases do processo de compra, desde o momento em que o cliente toma conhecimento do produto ou serviço até o que efetua a compra. Na prática, o funil significa atrair visitantes, converter contatos, relacionar oportunidades e analisar clientes, a fim de tornar a venda mais efetiva e aumentar o número de compras.
Para garantir o sucesso das estratégias adotadas, foi traçada a meta de trabalho contínuo de análise de dados e ajustes. O monitoramento de métricas, como taxa de conversão, custo por clique e engajamento nas redes sociais permitiram identificar pontos de melhoria e tomar decisões baseadas em dados concretos. Essa abordagem baseada em dados foi fundamental para que Aurora pudesse otimizar seus investimentos em marketing e vendas, além de melhorar a experiência do cliente.
Também foi investido na captação de leads para que as pessoas se cadastrassem com antecedência e, assim, fossem as primeiras a receberem ofertas especiais no mês de novembro. Para tal, uma Landing Page com informações sobre a campanha foi criada e uma estratégia de comunicação por e-mail foi adotada para estreitar o relacionamento.
Ademais, todas as semanas de novembro de 2022 foram repletas de promoções antecedendo a sexta-feira, dia 25:
- Semana dos espumantes;
- Semana dos vinhos brancos;
- Semana dos best-sellers;
- Semana dos sucos.
Em 25 de novembro, data definida como a Black Friday em todo o mundo, foram oferecidas 24 horas de ofertas especiais.
Como resultado da estratégia, houve crescimento significativo. Em dados:
- 279% no mês de novembro (comparando com mês anterior).
- ROAS DE 14X O INVESTIMENTO (retorno sobre o investimento de marketing).
- Aumento de CTR em 40% (CTR Click Through Rate / Em português, taxa por clique).
- Aumento DO CVR em 501% (CVR é a sigla para Conversion Rate. Em português, taxa de conversão).
- 2.600% DE Aumento NA receita EM mídia paga (em conversão sobre os anúncios).
- Aumento de pedidos na loja em 1.321% (comparando com mês anterior).
- Aumento de 30% em volumes de busca (em termos de marca Aurora e produtos).
- Média de taxa de conversão 14% (a taxa média de CTR de Black Friday é de 5.32%).
E você, vai ficar de fora? Vem com a gente e se torne também um case de sucesso!