Com mais de quatro décadas de história, o prêmio TOP de Mkt da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS agora também faz parte da trajetória da Get. Isto porque assinamos a campanha “Black Digital” para a Cooperativa Vinícola Aurora, finalista na categoria “Marketing Digital” da premiação.
A categoria aborda estratégias e ações de marketing desenvolvidas para o digital com ênfase no e-commerce. São avaliadas ações focadas no desenvolvimento de alternativas inovadoras em vendas no canal online. Na elaboração de case, elencamos fatores como perfil da empresa; diagnóstico da situação; desenho da estratégia; execução; resultados e responsabilidade social.
Perfil da empresa
A história da Vinícola Aurora começou bem antes de sua fundação, em 1931. Mais de 50 anos antes, em 1875, no berço da cooperativa, a cidade de Bento Gonçalves se torna o lar de muitas famílias imigrantes italianas. Com solo e clima propícios para o cultivo de vinhedos, a Aurora foi fundada por 16 famílias que tiravam da terra o seu principal sustento.
Hoje, a cooperativa conta com 1.100 famílias associadas; 2.800 hectares de área plantada; 85 milhões de quilos produzidos anualmente e 68 milhões de litros engarrafados por ano.
Diagnóstico da situação
Entendendo a grande necessidade de acompanhar as tendências e trazer cada vez mais praticidade, conveniência e fidelização aos consumidores, a Vinícola Aurora lançou o seu e-commerce em agosto de 2022. Neste período, a Get, junto ao o Departamento de Marketing da cooperativa, realizou um planejamento estratégico com análise digital da empresa, concorrência e benchmarking. Além disso, foi traçado um plano de mídia, meta e investimento para o primeiro trimestre de lançamento da loja, para ser possível entender, ao máximo, o comportamento e preferências do usuário.
Com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas, as quais visavam ampliar o reconhecimento da loja virtual, aumentar os acessos e cadastros de leads, além de expandir a conversão em vendas no período da Black Friday, foram adotadas estratégias ao longo dos meses anteriores, considerando que a campanha principal seria realizada em novembro.
Execução
Uma das estratégias empregadas foi o funil de vendas, modelo utilizado para descrever o processo pelo qual um potencial cliente passa antes de efetuar uma compra. Na prática, o funil significa atrair visitantes, converter contatos, relacionar oportunidades e analisar clientes, a fim de tornar a venda mais efetiva e aumentar o número de compras.
Resultados
- 279% no mês de novembro (comparando com mês anterior).
- ROAS DE 14X O INVESTIMENTO (retorno sobre o investimento de marketing).
- Aumento de CTR em 40% (CTR Click Through Rate / Em português, taxa por clique).
- Aumento DO CVR em 501% (CVR é a sigla para Conversion Rate. Em português, taxa de conversão).
- 2.600% DE Aumento NA receita EM mídia paga (em conversão sobre os anúncios).
- Aumento de pedidos na loja em 1.321% (comparando com mês anterior).
- Aumento de 30% em volumes de busca (em termos de marca Aurora e produtos).
- Média de taxa de conversão 14% (a taxa média de CTR de Black Friday é de 5.32%).